Início » A Caça brilhou na Ovibeja

A Caça brilhou na Ovibeja

by Redação

Para quem teve oportunidade de visitar mais uma edição da Ovibeja e foi ao Pavilhão da Caça, onde se encontravam várias associações, como o Clube Português de Monteiros (CPM) ou a Federação Alentejana de Caçadores (FAC) ficou deslumbrado. Com a presença (que não é habitual) da caça na Ovibeja mas, sobretudo, pela forma como apresentaram esta atividade à população. É caso para dizer: a caça brilhou na Ovibeja, tal como o CPM referiu.

Podemos ler, numa publicação no Facebook feita pelo CPM o seguinte:

“A Caça brilhou com grande intensidade na Ovibeja-2025!

*O Pavilhão “Caça, Natureza e Biodiversidade”* , da responsabilidade da construtiva e eficiente parceria entre CPM (Clube Português de Monteiros) e FAC (Federação Alentejana de Caçadores), atraiu incontáveis visitantes que interagiram com permanente entusiasmo com os expositores presentes, sob o lema *“A Caça é Natural”*.

Centenas de jovens tomaram pela primeira vez contacto com a verdadeira natureza da Caça sustentável, transmitida de forma didáctica e pedagógica (também através de jogos e passatempos diversos) por parceiros de excelência no âmbito da Caça e da Conservação como a Tapada de Mafra, a Herdade da Contenda, o Vale do Guadiana e a Herdade de Vale Feitoso.

A Escola Profissional ALSUD, a Falcoaria, a Associação Portuguesa de Matilhas de Caça Maior (APMCM), o ICNF e a CIMBAL também deram especial atenção aos jovens, ajudando-os a perceber que, longe de ser o que os seus inimigos dizem dela, a Caça é uma actividade nobre, natural e indispensável para garantir nos territórios um equilíbrio harmonioso entre o Homem e a Natureza.

Captando o significado profundo de “Biodiversidade”, todos compreenderam que só o exercício da Caça sustentável pode garantir a existência e a saúde das populações de animais selvagens, que o lince ibérico estaria hoje extinto não fôra a intervenção dos caçadores, e que a aguia imperial ou o abutre negro não sobreviveriam sem o seu cuidado.

A promoção da nossa carne de caça sob o lema *“Cozinhas do Mundo”* permitiu aos visitantes desfrutarem com enorme agrado de momentos diários de showcooking proporcionados por três equipas locais de reconhecidos chefs portugueses que também são caçadores.

Dois relevantes momentos de debate foram o Colóquio *”Caça maior – fragilidades, estrangulamentos e alternativas”* , com intervenções de Nuno Vacas, Rui Correia, Ricardo Estrela e João Acabado, e o Workshop “ *O lince e o abutre negro, espécies a preservar”* , moderado pelo director regional do ICNF José Calado com intervenções de Pedro Rocha (H. da Contenda) e Pedro Sarmento (Projecto Lince).

Procedemos à apresentação publica em Portugal do livro *“Covarsi, el legado”* , da autoria de Alberto Covarsi, bisneto de um dos mais extraordinários caçadores ibéricos de caça maior de todos os tempos.

Todos os dias a Ovibeja foi agradavelmente surpreendida ao ser percorrida por um matilheiro de caça maior em “traje de gala” acompanhado da sua caracola e de dois podengos grandes e belos. Obrigado, Ricardo, obrigado Roberto!

A FAC foi a responsável pela magnifica organização do *“Troféu Arménio Lança”* , concorridíssima Prova de Santo Huberto sobre cães de parar que foi também um enorme êxito. Parabéns, parceiro Nuno!

No final, um Pavilhão original – totalmente diferente do usual e com expositores bem conscientes da responsabilidade do momento – conseguiu marcar a diferença na comunicação com as pessoas a propósito da Caça sustentável.

Temos plena consciência que a nossa mensagem passou, e que muita gente, incluindo os jovens, passou a ver doravante a Caça de forma bem mais positiva.

Ficámos felizes por isso. E se estamos profundamente gratos a todos os parceiros, expositores e amigos que constituíram a extraordinária equipa que contribuiu para a enorme Festa proporcionada pela Caça na Ovibeja 2025, é da mais elementar justiça reconhecer publicamente que, se cada um de nós fez um pouco, o nosso querido Luís Filipe Sobral fez o resto…

Obrigado a todos. Parabéns a todos.

Viva a Caça!”

Para além disso, figuras de destaque, como o Presidente da República ou o Secretário de Estado da Agricultura estiveram presentes neste Pavilhão.

You may also like

Leave a Comment