Início » Açores | Criação de reserva de caça para proteger galinhola

Açores | Criação de reserva de caça para proteger galinhola

by Redação

O Governo Regional dos Açores criou uma reserva de caça para proteção da galinhola na ilha de São Miguel, devido à diminuição da população desta espécie que se tem registado nos últimos tempos.

A zona, denominada Reserva da Cova da Burra, possui uma área de cerca de 596 hectares, localizando-se nas freguesias de Furnas e Ribeira Quente, no concelho de Povoação, em São Miguel. Segundo o Observador, a Secretária Regional da Agricultura e Alimentação refere ser “fundamental a proibição da atividade cinegética em áreas de excelência para a reprodução da galinhola, para reduzir a sua perturbação e assim permitir um maior sucesso reprodutivo desta espécie cinegética“.

A diminuição da população de galinhola é atribuída à “destruição do coberto vegetal natural para implementação de pastagens e matas de criptoméria, contribuíram fortemente para o decréscimo da sua abundância”, segundo a portaria publicada, assinada pelo secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura. Referem ainda que esta ave “é uma das espécies cinegéticas mais importantes na Região Autónoma dos Açores, sendo importante preservá-la em níveis de abundância estáveis”.

Dentro dos limites desta reserva ficam proibidos o exercício da caça, a libertação de cães de caça e atividades que prejudiquem o normal desenvolvimento da galinhola, sendo que a duração prevista para a vigência desta reserva parcial de caça é de cinco anos, sendo renovável automaticamente por iguais períodos, desde que se mantenham justificação. A medida inclui ainda ações de monitorização da evolução dos níveis de abundância da galinhola e estudos no âmbito da sua conservação.

Fonte: Observador

You may also like

Leave a Comment