Início » Caça furtiva de rinocerontes diminui

Caça furtiva de rinocerontes diminui

by Redação

Em 2024, a caça furtiva em África foi responsável pela perda de 2,15% da população de rinocerontes, o número mais baixo desde 2011.

O trabalho desenvolvido em África parece impactar estes números, nomeadamente, em relação às medidas de proteção locais que têm sido adotadas, reforço da vigilância e maior envolvimento dos governos e comunidades. Contudo, o relatório publicado pela Traffic e pela Comissão de Sobrevivência das Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (CSS-UICN), revelou que essa queda deveu-se sobretudo à diminuição dos rinocerontes-brancos, que está muito associada à caça furtiva e às secas prolongadas.

Segundo o GreenSavers, Dave Balfour, responsável do grupo de especialistas em rinocerontes africanos da CSS-UICN, referiu que “Apesar dos ganhos encorajadores que se conseguiram na recuperação do rinoceronte-negro, o recente declínio nos números dos rinocerontes-brancos recorda-nos dolorosamente que o progresso da conservação continua frágil. O sucesso duradouro depende não apenas de uma forte proteção, mas também de abordagens integradas de gestão que incluam e empoderem os povos locais. Esforços de conservação alicerçados na custódia local, na partilha de benefícios e na governança colaborativa são essenciais para assegurar o futuro dos rinocerontes de África”.

Obviamente que, apesar destes números, a caça furtiva é ainda uma realidade e uma ameaça à espécie.

Fonte: GreenSavers

You may also like

Leave a Comment