Início » Universidade vai estudar impacto dos fogos em animais selvagens

Universidade vai estudar impacto dos fogos em animais selvagens

by Redação

Nos próximos meses, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra vai fazer um estudo acerca dos efeitos dos incêndios florestais de agosto na fauna.

Segundo a Universidade de Coimbra, pode ler-se que “Adicionalmente e no seguimento dos trabalhos já em curso, será dado um destaque particular à monitorização das populações de cervídeos”. O projeto “Mapear para Proteger!” é desenvolvido por investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, e integrado na iniciativa “Memórias da Floresta”, do HTC – Pólo CFE.

A coordenadora do BeWild Lab refere que “Com os estudos que temos feito, foi possível concluir que os veados vocalizam menos em zonas ruidosas e próximas de parques eólicos, sobretudo aos fins de semana, quando há mais atividade humana. Como os bramidos são essencial durante a reprodução, estes resultados revelam que o ruído provocado pelo ser humano pode perturbar a comunicação da espécie e o seu sucesso reprodutivo”.

Portanto as áreas englobadas no estudo serão alargadas, de forma a conseguir abranger as zonas afetadas pelos incêndios, para perceber a movimentação dos animais em todas as zonas. Irão ser feitos registos da população, através de pontos de observação, câmaras de fotoarmadilhagem e gravadores de áudio. O grande objetivo será explorar e perceber a resiliência da fauna e a capacidade dos ecossistemas em manter e recuperar o equilíbrio ecológico.

Fonte: Universidade de Coimbra

You may also like

Leave a Comment