O arranque de uma nova época de caça pode ser sempre um pretexto para pensar numa nova espingarda. Este ano, talvez seja bom adicionar aos critérios de escolha um fator que poderá condicionar o uso das espingardas de caça no futuro; a possibilidade de disparar munições carregadas com granalha de aço. E a solução mais económica passa pelas semiautomáticas, por isso escolhemos a MAXUS 2 e a SX4, que cumprem ambos os critérios; disparar cartuchos com aço sem restrições e com um preço bastante contido, com a fiabilidade e qualidade a que tanto a BROWNING como a WINCHESTER nos habituaram.
Apesar de haver soluções para praticamente todas as espingardas que guardamos nos nossos armeiros, convenhamos que será mais prático possuir uma espingarda que possa disparar todo o tipo de munições; com granalha de chumbo, bismuto, tungsténio ou aço, seja de velocidade standard como de altas prestações (alta pressão).
Critérios a ter em conta
A obrigatoriedade de disparar com cartuchos com granalha de aço já faz parte da rotina de alguns caçadores no nosso país, quem caça às aquáticas nas zonas classificadas discriminadas no calendário venatório não pode caçar com chumbo e inclusive na caça aos tordos em áreas incluídas em parques naturais nos últimos anos essa exigência tem sido registada. Não vamos aqui entrar na discussão se a mudança para o aço (será este o metal mais económico, por isso o que substituirá o chumbo de forma mais comum) fará grande diferença em termos ecológicos fora das zonas húmidas, mas a verdade é que vamos ter de lidar com esta situação. Ainda não sabemos bem a que nível, mas tudo indica que “a coisa” vai apertar! Por isso mesmo, temos de ter em conta pelo menos mais um critério se pensarmos adquirir uma nova espingarda; que possa disparar munições carregadas com aço sem restrições.
Calibre 12/76
Se a nossa escolha for o calibre 12 vamos encontrar nos próximos tempos uma maior oferta de munições alternativas no mercado e – esta parte é importante – uma maior competitividade de preço nos cartuchos, com valores para as cargas com aço muito próximo dos praticados nos cartuchos com chumbo. E alguns casos mais baratos! Encontramos nas espingardas de caça em calibre 12 disponíveis no mercado três tipos de câmara:
– 70 mm, em armas destinadas ao tiro de competição nas disciplinas olímpicas e de Fosso;
– 76 mm (câmara Magnum), em armas de Sporting e caça;
– 89 mm (câmara Super Magnum), mais comuns em semiautomáticas vocacionadas para a caça de aves aquáticas de grande porte (grandes patos e gansos).
O calibre mais comum na Europa é o 12/76, no entanto são vendidas cada vez mais espingardas com câmara de 89 milímetros (3,5 polegadas), pois a caça aos gansos começa a popularizar-se nos países do centro e norte do continente. Com uma espingarda Super Magnum podemos disparar cargas com chumbo até 64 gramas e os mais “poderosos” cartuchos carregados com aço.
Mas atendendo às espécies que caçamos aqui no nosso cantinho à beira-mar plantado, a escolha de uma espingarda com câmara 12/76 será mais adequada. Com uma destas espingardas apta para tiros com aço podemos disparar 36 gramas, uma carga que permitirá cobrar com limpeza os maiores patos que nos visitam e fazem parte da nossa lista de espécies cinegéticas. Por isso foi esta a nossa escolha.
BROWNING MAXUS 2 Hunter
Avaliação final
A BROWNING MAXUS 2 Hunter tem todos os ingredientes de uma excelente espingarda:
– Mecânica fiável e comprovada;
– Prestações balísticas dada por um cano de alma sobredimensionada BACK BORE;
– Qualidade de construção e acabamento irrepreensíveis.
Por muito quer queiramos não encontramos defeitos, as uniões das madeiras com metal são perfeitas, assim como os acabamentos.
Em termos dinâmicos a MAXUS 2 é uma espingarda de fácil adaptação, de encare rápido e que nos permite um controlo dos disparos eficaz. Mesmo disparando as cargas mais fortes, temos sempre assegurado o conforto de tiro.
BROWNING MAXUS 2 Hunter
Calibre: 12/76
Cano ensaiado: 71 cm
Outros comprimentos de cano: 66 e 76 cm
Fita: ventilada, 6 mm
Chokes: 5 chokes INVECTOR PLUS
Coronha: madeira, nogueira turca Grau 2
Peso: 3,2 kg (com cano de 71 cm)
PVP: 1.819,00 euros
Distribuidor: BRG, Lda. Tel.: 210 115 740.
www.brgpt.com
WINCHESTER SX4 Field
Avaliação Final
Fiável, rápida e muito prática; simplesmente com 3 palavras descrevemos a WINCHESTER SX4. Esta será a espingarda disponível no mercado com melhor relação preço/qualidade/prestações.
Não temos luxos, é verdade, mas isso não significa que a marca não tenha dado atenção ao nível de acabamentos e esta espingarda saída da “nossa” fábrica de Viana (tal como a Maxus 2) é irrepreensível.
Quanto às prestações balísticas, com a SX4 podemos disparar cartuchos com chumbo com todo o conforto e cargas com aço em toda a segurança.
O encare intuitivo e a facilidade de manuseamento desta espingarda tornam simples e rápido o processo de habituação. Outra grande vantagem da SX4 – e que conta muito – é o preço competitivo de 1.033,00 euros com coronha em madeira (990,00 euros com coronha sintética).
WINCHESTER SX4 Field
Calibre: 12/76
Cano ensaiado: 71 cm
Outros comprimentos de cano: 66 e 76 cm
Fita: ventilada, 6 mm
Chokes: 3 chokes INVECTOR PLUS
Coronha: madeira, nogueira turca Grau 1
Peso: 3,1 kg (com cano de 71 cm)
PVP: 1.249,00 euros
Distribuidor: BRG, Lda. Tel.: 210 115 740.
www.brgpt.com