Início » França propõe lei para aumentar a segurança na caça

França propõe lei para aumentar a segurança na caça

by Redação

França está a finalizar um projeto de lei que “aperta” os requisitos para a prática da caça, com medidas como formação obrigatória em primeiros socorros, controlos de álcool e drogas e até quatro dias por semana sem atividade cinegética, segundo avançam os meios de comunicação franceses.

A Jara Y Sedal, na sua notícia, refere que o Senado francês prepara-se para debater nas próximas semanas um ambicioso projeto de lei centrado no reforço da segurança e da convivência no meio natural. A iniciativa, impulsionada pelo senador Patrick Chaize e revelada nos últimos dias por vários meios de comunicação franceses, propõe um conjunto de medidas que tornariam significativamente mais rigoroso o acesso à licença de porte de armas e a organização de jornadas de caça.

Entre as medidas com maior repercussão pública está a obrigatoriedade do certificado PSC1, um curso de primeiros socorros, como pré-requisito para obter a licença de caça. Trata-se de uma formação comum noutros domínios civis, mas que até agora não fazia parte do processo para obter a licença. A isto acrescenta-se a introdução de controlos de álcool e drogas, em conformidade com o código da estrada. Os testes seriam aplicáveis no âmbito das atividades cinegéticas coletivas e implicariam sanções agravadas em caso de acidente grave. A medida visa reduzir os erros humanos, que, segundo o relatório do Senado francês, continuam presentes em dois terços dos acidentes.

Fonte: Jara Y Sedal

You may also like

Leave a Comment